Potencial de energia no Nordeste anima investidores do setor

22 de agosto de 2019 Off Por admin

O Nordeste tem grande potencial para a geração de energias renováveis e, com a descoberta da abundância do gás na região, as expectativas de expansão de investimentos animam especialistas no setor de energia.

No painel sobre Energia, do Fórum Abdib – Infraestrutura regional, empresas públicas e privadas têm boas expectativas para o setor. Domingos Romeo Andreatta, representante do Ministério de Minas e Energia, destacou a necessidade de mais investimentos e da abertura do mercado para baratear a energia e fazer com que ela chegue a todos.

Benedito José Pontes, representante da Chesf, vê na energia solar a maior aposta para o futuro, pois o sol, segundo ele, é fonte inesgotável. “Mas, para consolidarmos essa tecnologia, temos de encontrar uma forma eficaz de armazená-la. O dia que conseguirmos isso, levaremos energia solar até para a lua”, brincou.

De acordo com João Paulo Rodrigues, da Neoenergia, o país tem vocação para as energias renováveis, mas como elas são intermitentes, precisam de complemento, como o gás. A abertura desse mercado, com mais investimentos e incentivos darão esse suporte e será bom para o país.

O moderador do debate, Jaime Juraszek, da Acciona, espera que a retomada do crescimento do país para aumentar a demanda de energia. “A nossa matriz renovável é 44% do total, enquanto a média mundial e 14%. E isso porque o Brasil é um país tido como grande poluidor”, comparou. Para ele, o planejamento de longo prazo é tudo o que o setor quer para investir com segurança.

Com todo o potencial de gerar energia renovável que o Nordeste tem, os investimentos, se bem empregados, podem desenvolver a região e o Brasil. Para Gustavo Gachineiro, da CPFL Energia, é necessário, no entanto, evoluir em termos tecnológicos.