Agência iNFRA

Envie seu artigo

Passo 1 - Adapte seu artigo aOs PADRões DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS DA AGÊNCIA iNFRA

Devido à alta demanda de artigos e analisando as publicações que têm obtido maior índice de leitura em nosso site, a Agência iNFRA criou uma padronização para os artigos a serem publicados no espaço iNFRADebate.

O espaço é destinado a publicar artigos de opinião para um portal jornalístico e, portanto, o texto deve ser acessível ao leitor comum. Por conta disso, certos princípios devem ser levados em conta. Pedimos que você adapte seu texto a esses padrões para que possamos agilizar a publicação. Vamos a eles.

Inédito e exclusivo – A Agência iNFRA publica somente artigos inéditos (que ainda não foram divulgados em nenhum outro canal) e exclusivos (que somente irão constar em nosso espaço). Para submeter um artigo, o autor precisa comprometer-se com essas duas condições.

Tamanho – Os textos deverão ter no mínimo uma e no máximo quatro páginas no editor de textos Microsoft Word, com fonte Times New Roman 12 e espaçamento entre linhas simples. Evite frases longas, termos jurídicos e expressões prolixas. Procure, sempre que possível, utilizar a ordem direta.

Notas e Citações – Evite citações em formato científico e ABNT, tanto no corpo do texto quanto no rodapé. Ao invés disso, prefira escrever, já no bloco principal do texto: “Segundo o autor Beltrano de Tal em seu livro Exemplo de Livro, na página 47…”. Se for indispensável usar a nota de rodapé, manter o mesmo padrão.

Maiúsculas – Não use letras maiúsculas no meio da frase (como, por exemplo, Contrato, Poder Concedente, Rodovia). Use as maiúsculas se for citar um nome próprio ou de instituição.

Siglas – Para siglas e nomes de instituições, o padrão da Agência iNFRA é: cite primeiro a sigla e depois, entre parênteses, o que ela significa. Exemplo: ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Use esse padrão sigla-descrição somente na primeira vez em que citar a instituição. Nas vezes seguintes, usar somente a sigla.

Destaques – Evite usar negritos, sublinhados e itálicos no meio do texto. Se for imprescindível destacar algo no meio do texto, contudo, use o sublinhado.

Numeração – Para citar números no meio do texto, escreva por extenso quando for de um a nove. Para números acima de 10, use a forma numérica.  Não é necessário descrever números por extenso. Exemplo: “O contrato foi condicionado a 8% (oito por cento) em 6 (seis) parcelas”.

Citação de leis – Para leis e normas em geral, use o seguinte formato: Lei 1.234/2022. Não é necessário usar “Lei Federal” para leis federais, pelo nosso padrão. Para leis estaduais, aí sim usar “Lei Estadual 1.234/2022”. Para demais normativos, manter a lógica numérica expressa, com o ponto dividindo a cada três casas decimais. Não é necessário citar a data de publicação das normas a não ser para elaborar a ideia a ser descrita. Por exemplo: Lei 12.345, de 13 de setembro de 1992… Prefira usar o padrão já descrito (Lei 12.345/1992).

Subtítulos – O subtítulo, se necessário, deve ser curto e direto. Exemplo: “Compensações às concessionárias”. Não use fórmulas como: “Da compensação à concessionária pelo inadimplemento dos usuários”, por exemplo. Não use numeração nos subtítulos como se fossem capítulos de um artigo científico. O subtítulo deve iniciar diretamente, como no exemplo anterior.

Links – Caso precise citar links externos no seu texto, coloque-os no seguinte formato, por extenso e entre colchetes, para facilitar a edição em nosso site: “De acordo com a Agência iNFRA [https://agenciainfra.com/blog/]…”. 

Assinatura – No final do seu texto, você deve escrever o seu nome público (geralmente formato nome e um sobrenome ou dois) e uma brevíssima síntese de seu currículo, citando um ou dois aspectos relevantes dele, mas não mais do que isso. Exemplo: “Cicrano de Tal é professor titular de Direito da Universidade XYZ e CEO da 123 Corporation”.

Fotos – Os autores podem enviar fotos para ilustrar o artigo. Essa foto deve ser de frente, olhando para a câmara. Envie uma foto horizontal, com um bom espaço sobrando acima da cabeça, a fim de facilitar a edição da imagem em nosso site. A cabeça do autor deve estar levemente acima do centro da imagem.

Passo 2 - Preencha o formulário abaixo anexando o arquivo editável para redação

Assine nosso Boletim diário gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos