Leila Coimbra
Nos primeiros 20 dias de fevereiro houve uma queda de 4,9% no consumo de energia elétrica no SIN (Sistema Interligado Nacional), em relação ao mesmo mês do ano passado. O número destoa das projeções oficiais do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), que projetam uma alta de 3,7% no consumo em 2018.
A variação da demanda por energia atualmente está mais ligada às temperaturas do que à atividade econômica, especialmente no verão. Então, é comum haver um menor consumo em períodos mais chuvosos e com temperaturas mais amenas.
Mas, curiosamente, desta vez a culpa foi do Carnaval, segundo a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica): “A queda no consumo observada no início de fevereiro/2018 foi influenciada principalmente pelo feriado do Carnaval ter sido na primeira quinzena neste mês”, diz o relatório da CCEE. Leia aqui o informativo. No ano passado, o Carnaval ocorreu no fim de fevereiro.
Mercado das distribuidoras encolheu 7,7%
As concessionárias de distribuição que atuam no ACR (Ambiente de Contratação Regulado) registraram uma retração de 7,7% na demanda. Passou de 47.143 megawatts médios para 43.530 megawatts médios, mas essa conta inclui a migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Sem esse efeito na análise, a queda no consumo de energia seria de 5,7%, informa a CCEE.