08/09/2025 | 10h51  •  Atualização: 08/09/2025 | 12h39

País precisa de R$ 600 bi em mobilidade e aposta em recursos privados

Foto: Michel Corvello/Ministério dos Transportes

apresentado por ANPTrilhos

A adequação do transporte público ao fluxo das regiões metropolitanas exige aportes de cerca de até R$ 600 bilhões. É o que apontam os primeiros dados de um grande estudo que o Ministério das Cidades e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estão fazendo em parceria.

Para viabilizar esses recursos, o ministro das Cidades, Jader Filho, defendeu que será importante a aprovação do Marco Legal do Transporte Público, em entrevista à Agência iNFRA durante o Conexão ANPTrilhos 2025. 

“Para atrair recursos dessa monta, a gente precisa dar segurança jurídica, e para isso é fundamental a aprovação do marco”, afirmou em uma das entrevistas ao jornalista Dimmi Amora, diretor da Agência iNFRA, no estúdio montado em parceria com a ANPTrilhos para o encontro. A entrevista do ministro está neste link.

O secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, detalhou a carteira – assista aqui – que já está com investimentos em andamento com recursos do Novo PAC. “Nossa carteira de investimentos em trilhos conta com 25 projetos, sendo 21 obras e quatro estudos. É algo que o setor não via há muito tempo e que estimula parcerias público-privadas”, disse.

Metrô de Belo Horizonte
Uma das principais concessões de mobilidade urbana do país é a do metrô de Belo Horizonte. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também conversou com a Agência iNFRA e citou a ampliação da Linha 2. “Com essa expansão, já definida, a capacidade do metrô vai passar dos atuais 70 mil usuários/dia para mais de 230 mil usuários/dia”, afirmou (vídeo aqui). 

Zema esteve acompanhado pelo secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias do estado, Pedro Bruno, que falou neste vídeo sobre o andamento do projeto.

O Conexão ANPTrilhos 2025 aconteceu no último dia 27 de agosto, em Brasília, reunindo representantes do governo, do setor privado e de agências reguladoras para debater os desafios das políticas de mobilidade urbana e financiamento.

Durante o evento, a superintendente de Estruturação de Projetos do BNDES, Luciene Machado, e o superintendente de Infraestrutura, Felipe Borim, falaram sobre a maturidade da carteira de projetos (vídeo aqui) e sobre o Pefi (Pacote de Estabilização de Funding para Infraestrutura), recentemente lançado pelo banco para melhorar a financiabilidade de projetos de infraestrutura (neste vídeo).

Projetos em trilhos
O presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, estatal do Ministério dos Transportes, comentou a proposta de criação de um VLT ligando João Pessoa (PB) a Recife (PE). “É um projeto novo. Existe uma linha da Transnordestina antiga que podemos aproveitar para dar viabilidade”, explicou (assista aqui). Ele também destacou que o estudo do VLT Brasília–Luziânia está “adiantado”.

O tema foi citado ainda pelo secretário de Mobilidade e Transportes do Distrito Federal, Zeno Gonçalves, que falou sobre a situação atual da mobilidade na região e apresentou outros projetos sobre trilhos no DF (assista aqui).

Repactuações
De acordo com a secretária de Transporte e Mobilidade do Rio de Janeiro, Priscila Sakalem, o estado tem conduzido um conjunto de repactuações com foco na integração intermodal. “O mais significativo é o momento regulatório, em que conseguimos renegociar contratos para trazer maior sustentabilidade financeira”, disse Priscila durante sua entrevista.

Em São Paulo, a Artesp vive uma fase de assunção de contratos de concessões, incluindo os de transporte metroferroviário, hidrovias e aeroportos. O diretor-presidente da agência, André Isper, falou sobre as mudanças na gestão da agência e adiantou os desafios de médio e longo prazo, principalmente no acompanhamento da execução de capex (assista aqui).

Passaram pelo estúdio da Agência iNFRA durante o Conexão ANPTrilhos 2025 o senador Wellington Fagundes (PL-MT) (vídeo aqui) e os deputados federais Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) (vídeo aqui) e José Priante (MDB-PA) (vídeo aqui). Os parlamentares destacaram os avanços recentes da agenda regulatória no Congresso e o andamento de pautas ligadas ao setor de mobilidade, especialmente o novo marco legal do setor.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!