da Agência iNFRA
A produção de aço bruto no acumulado do ano – de janeiro a setembro – foi de 25 milhões de toneladas, segundo informou o Instituto Aço Brasil. O resultado corresponde a uma queda de 1,7% frente ao mesmo período do ano anterior.
As importações neste intervalo subiram, com 5,1 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 9,7% na comparação com os nove primeiros meses de 2024. Os dados completos e uma análise feita pela entidade podem ser acessados neste link.
As exportações também registraram aumento no acumulado do ano. Foram 7,8 milhões de toneladas no período, um crescimento de 2,6%. Outro dado divulgado foi o de consumo aparente de aço, que chegou a 20,4 milhões de toneladas (+4,1%), enquanto as vendas internas foram de 16,1 milhões de toneladas (+0,5%).
Nas comparações dos resultados de setembro em relação ao mês anterior, a variação da produção brasileira de aço foi de -3,2%, com a soma de 2,8 milhões de toneladas. O consumo aparente foi de 2,3 milhões de toneladas (-5%), e as exportações cresceram 11,6%, com 786 mil toneladas. Já as importações caíram 31,9% frente ao mês de agosto, com 446 mil toneladas.
Confiança da indústria do aço
O Icia (Indicador de Confiança da Indústria do Aço), que mede as expectativas dos CEOs da indústria do aço, subiu 5,9 pontos de setembro a outubro, alcançando a pontuação de 33,4. Embora tenha havido um crescimento na percepção dos CEOs, o índice continua abaixo dos 50 pontos, o que ainda indica falta de confiança.





