da Agência iNFRA
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, nesta terça-feira (25), o Reajuste Tarifário Anual da Equatorial Piauí Distribuidora de Energia. O novo índice passa a vigorar a partir de 2 de dezembro e impacta aproximadamente 1,57 milhão de unidades consumidoras atendidas pela empresa em todo o estado. Para os consumidores residenciais (classe B1), o reajuste será de 13,28%.
Em média, a alta para as unidades atendidas em baixa tensão será de 13,61%, enquanto os consumidores de alta tensão terão aumento médio de 13,42%. O efeito médio final para os consumidores da distribuidora será de 13,57%.
Segundo a ANEEL, os novos índices foram influenciados por custos relacionados à compra, transporte e distribuição de energia, ao pagamento de encargos setoriais e a componentes financeiros do processo tarifário atual e do ciclo anterior.
Permissionárias
Na mesma reunião, a diretoria também autorizou os reajustes anuais de cinco permissionárias de distribuição que atuam nos estados de São Paulo e Santa Catarina, com vigência a partir de 30 de novembro. Os novos índices podem ser vistos neste link. Os fatores que mais pesaram sobre os novos valores foram também encargos setoriais e custos de compra, transporte e distribuição de energia, além de componentes financeiros.





