da Agência iNFRA
A NTS (Nova Transportadora do Sudeste) aprovou a decisão final de investimento para dois novos projetos de infraestrutura de gás natural no estado do Rio de Janeiro: a construção de uma estação de compressão em Japeri e a implantação de um ponto de recebimento de gás em Macaé.
Segundo comunicado ao mercado divulgado nesta quarta-feira (14), a Estação de Compressão de Japeri terá capacidade nominal de 25,3 milhões de metros cúbicos por dia e tem como objetivo ampliar a flexibilidade comercial do setor, aumentando a capacidade de transporte firme de gás natural produzido no país para os estados de São Paulo e da região Sul.
Já o Ponto de Recebimento de Macaé prevê a instalação de infraestrutura para interligar a malha de transporte da NTS à produção de gás da Bacia de Campos, incluindo o Projeto Raia (BM-C-33). A estrutura permitirá a injeção de até 16 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural proveniente do pré-sal no sistema de transporte.
De acordo com a companhia, os dois empreendimentos são considerados estratégicos para a segurança energética nacional e integram o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.








