30/01/2026 | 20h05

Firjan vê cenário positivo com corte no preço do gás natural no Rio

Foto: Geraldo Falcão/Agência Petrobras

da Agência iNFRA

A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) avaliou como positiva a redução de 7,8% no preço da molécula de gás natural anunciada pela Petrobras para as distribuidoras, com vigência a partir de 1º de fevereiro. Segundo a entidade, o corte deve melhorar a competitividade da indústria fluminense e reduzir custos energéticos em diferentes setores da economia.

De acordo com a federação, o estado, que concentra cerca de 75% da produção nacional de gás, tende a ampliar a oferta do insumo no mercado local, fortalecendo o uso do combustível tanto na indústria quanto no transporte, especialmente no segmento de GNV, no qual o Rio lidera o consumo no país.

As reduções tarifárias variam por segmento. Na Região Metropolitana, os descontos chegam a 12,5% para postos de GNV e 11,63% para a indústria, além de 4,61% para o comércio e 4,44% para residências. No interior, as quedas são de 9,84% para GNV, 10,19% para indústrias, 5,21% para o comércio e 4,45% para consumidores residenciais.

A Firjan destaca que a diminuição do custo do gás deve beneficiar cadeias como siderurgia, metalurgia, vidro, cerâmica, química, petroquímica, alimentos, bebidas, papel, têxtil, automotiva e cimento.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!