da Agência iNFRA
O Índice ABCR, que mede o fluxo de veículos em rodovias pedagiadas, recuou 1,0% em janeiro na comparação dessazonalizada com dezembro, segundo a ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) e a Tendências Consultoria. A queda foi puxada pelo segmento de veículos leves (-0,9%), apesar da alta de 2,0% no tráfego de pesados.
Na comparação com janeiro de 2025, o índice total avançou 1,5%, com crescimento de 1,8% no fluxo de leves e de 0,5% nos pesados. No acumulado de 12 meses, o indicador registra alta de 2,4%.
De acordo com a Tendências, o recuo mensal ocorre após o fluxo de leves ter atingido o maior nível histórico em dezembro, sustentado pela expansão da renda, mercado de trabalho aquecido e inflação mais moderada em bens essenciais. Por outro lado, condições financeiras mais restritivas e inflação elevada em serviços limitam o avanço.
No segmento de pesados, a alta em janeiro representa recomposição parcial das perdas recentes, em meio aos efeitos dos juros sobre a indústria e expectativas mais fracas para a safra, compensadas por demanda firme de bens de consumo.
Regionalmente, o índice subiu 0,5% no Rio de Janeiro frente a dezembro e caiu 0,6% em São Paulo. Na comparação anual, houve alta de 1,6% no Rio e de 1,0% em São Paulo.





