da Agência iNFRA
A safra brasileira de soja 2025/26 deve atingir um novo recorde de produção, estimada em 181,3 milhões de toneladas, alta de cerca de 5% em relação ao ciclo anterior, segundo a consultoria Céleres. Se confirmada, a colheita superará o recorde de 172,8 milhões de toneladas registrado na temporada passada.
O avanço é puxado principalmente pelo desempenho das lavouras no Sul do país, com destaque para Rio Grande do Sul e Paraná, beneficiados por condições climáticas favoráveis. A melhora levou a consultoria a revisar a projeção inicial, de 177,2 milhões de toneladas.
A área plantada cresceu 2%, para 48,6 milhões de hectares, enquanto a produtividade média avançou 2,9%, de 3,63 para 3,73 toneladas por hectare.
Regionalmente, o Sul lidera a expansão, com alta de 11% na produção, para 47,5 milhões de toneladas. O Centro-Oeste, maior polo produtor, deve crescer 3,6%, para 87,5 milhões. Nordeste projeta estabilidade, com 18,8 milhões, enquanto Sudeste (14,4 milhões) e Norte (13,1 milhões) registram ganhos moderados.
Com a oferta elevada, os estoques finais podem chegar a 8 milhões de toneladas em 2025/26, elevando a relação estoque/consumo para 4,4%, o maior nível desde 2018/19. O cenário pressiona os preços e deve dificultar as margens do produtor, com expectativa de tendência baixista ao longo de 2026.






