14/05/2026 | 19h03

Anglo American desenvolve tecnologia para monitorar desgaste de moinhos

Foto: Anglo American

da Agência iNFRA

A Anglo American obteve patente para um método inédito de monitoramento do desgaste interno de moinhos verticais utilizados no Sistema Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro (MG). A tecnologia permite acompanhar as condições dos equipamentos sem interromper a operação.

Desenvolvida por equipes da própria mineradora, a solução utiliza imagens termográficas para analisar padrões de temperatura na parte externa dos moinhos e identificar o nível de desgaste dos revestimentos internos, eliminando a necessidade de abrir os equipamentos para inspeção.

Segundo a companhia, o método foi criado após a dificuldade de encontrar no mercado uma solução capaz de monitorar os moinhos Vertimill sem exigir paradas prolongadas. Antes, o processo demandava interrupção da operação por mais de 24 horas, além de aumentar a exposição das equipes a riscos operacionais.

A tecnologia levou cerca de sete anos para ser desenvolvida e, de acordo com a Anglo American, já demonstrou potencial para reduzir em 22% as trocas anuais de revestimentos, além de aumentar a disponibilidade dos equipamentos.

A mineradora informou ainda que o método está em fase de automação e poderá ser aplicado em outras operações da empresa. 

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!