25/06/2026 | 16h07  •  Atualização: 25/06/2026 | 16h13

ONS aponta estabilidade do sistema elétrico nos jogos do Brasil na Copa

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

da Agência iNFRA

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) avaliou como positiva a operação do SIN (Sistema Interligado Nacional) durante os três jogos da Seleção Brasileira na fase de grupos da Copa de 2026. Segundo o órgão, o sistema manteve a estabilidade mesmo diante das fortes oscilações de consumo provocadas pela mobilização dos torcedores em todo o país.

Na partida contra a Escócia, disputada nesta quarta-feira (24), a carga do sistema caiu de 98 mil MW antes do jogo para 82,1 mil MW ao fim do primeiro tempo, registrando a maior redução de demanda da fase de grupos, de cerca de 9.058 MW. No intervalo, o consumo voltou a subir rapidamente, com alta de 5.632 MW em apenas nove minutos, a maior rampa de elevação de carga já observada em intervalos de jogos do Brasil nas últimas três Copas do Mundo. Após o apito final, a demanda voltou a crescer 8.546 MW em cerca de 18 minutos.

Nos confrontos anteriores, contra Haiti e Marrocos, o comportamento foi semelhante, com quedas expressivas durante as partidas e recuperação do consumo logo após o término dos jogos.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!