13/10/2026 | 16h24

JBS Terminais movimenta 800 mil TEUs em dois anos no Porto de Itajaí

Foto: Tanajura/JBS Terminais

da Agência iNFRA

A JBS Terminais acumula mais de 800 mil TEUs (unidades equivalentes a contêineres de 20 pés) movimentados em dois anos à frente da operação do Porto de Itajaí (SC). No período, a companhia investiu quase R$ 250 milhões na retomada, modernização e ampliação da capacidade do terminal e anunciou um novo aporte de R$ 15,2 milhões para modernizar a inspeção de cargas e ampliar o fluxo de caminhões.

De janeiro a setembro deste ano, o terminal movimentou quase 500 mil TEUs, alta de 73% em relação ao mesmo período de 2022. Desde 2024, os investimentos realizados pela companhia elevaram a capacidade operacional do terminal para 600 mil TEUs por ano.

“Em dois anos, avançamos em movimentação, infraestrutura e conectividade. Fizemos investimentos para recuperar a capacidade operacional do terminal e, à medida que os volumes cresceram, seguimos ampliando e modernizando a estrutura”, afirma, em nota, Aristides Russi Junior, presidente da JBS Terminais.

Segundo a JBS Terminais, os investimentos atuais incluem a modernização da inspeção de contêineres e a ampliação da capacidade de processamento de caminhões. Para a inspeção, o terminal passou a operar o Varex VXP6, equipamento de raios X que permite examinar o interior dos contêineres sem abrir as unidades. Já para ampliar o fluxo de veículos no acesso ao terminal, estão em andamento a expansão dos gates, de oito para dez, e a instalação de duas novas linhas de pesagem.

A companhia também adquiriu dois guindastes móveis, cada um com capacidade para 125 toneladas e alcance de até 20 fileiras de contêineres, e incorporou à operação 14 reach stackers, equipamentos capazes de movimentar até 45 toneladas e empilhar até cinco contêineres.

Na operação de acesso ao terminal, a estrutura passou a contar com oito gates reversíveis, que podem funcionar tanto para entrada quanto para saída de veículos. Recentemente, também foram incorporados 25 caminhões para o transporte de contêineres entre o cais e as pilhas de armazenamento.

Na infraestrutura do pátio, a área operacional está sendo ampliada em 25%, com a demolição do antigo Armazém 3 e a incorporação da área C. As mudanças aumentarão a capacidade de movimentação em 80 mil TEUs por ano, afirma a JBS.

A empresa afirma que as melhorias operacionais e de infraestrutura também ampliaram a conectividade do Porto de Itajaí com o comércio internacional. Atualmente, o terminal opera dez linhas regulares de navegação, com rotas para Ásia, Europa, Américas, Oriente Médio e África. Neste mês, passou a receber também o serviço ZFS/AS2, operado pela ZIM e pela Hapag-Lloyd, ampliando as opções de conexão direta com a Ásia. Para 2027, está prevista a operação do serviço SEAS2/ESAS2, com participação dos armadores CMA CGM, COSCO, OOCL, PIL, Evergreen e Yang Ming.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!