30/10/2025 | 11h05

Aena lança projeto para transformar Aeroporto do Recife em hub logístico

Foto: Infraero

da Agência iNFRA

A operadora aeroportuária Aena lançou, na última segunda-feira (27), um “Plano de Desenvolvimento Imobiliário” e o projeto do Terminal Intermodal do Aeroporto Internacional do Recife (PE). As iniciativas buscam fomentar o desenvolvimento de um hub de logística e serviços na região.

O anúncio foi feito em evento com a participação de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, executivos da concessionária, autoridades locais, parceiros comerciais e representantes da sociedade civil. O diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, descreveu o lançamento como um importante passo na consolidação do Aeroporto de Recife como um polo econômico e social.

O Plano de Desenvolvimento Imobiliário tem por objetivo transformar as áreas subutilizadas e não operacionais do aeroporto – são 543 mil m2 de área disponível – em espaços para centros logísticos, comércio e hotelaria, entre outros. Os investimentos para o projeto são estimados em R$ 580 milhões, a serem realizados por operadores logísticos e imobiliários.

O plano da Aena também deve ser replicado nos outros aeroportos administrados pela concessionária no Brasil, começando por Aracaju (SE), Maceió (AL) e João Pessoa (PB). Segundo Yus, a Aena entende que os aeroportos devem ser “espaços vivos, que impulsionam o desenvolvimento, conectam as pessoas e valorizam a cidade ao seu redor”.

“Promover uma infraestrutura moderna, com um ambiente mais integrado e sustentável, é fundamental para atingir esse propósito”, comentou.

Terminal Intermodal
Já o projeto do Terminal Intermodal consiste num espaço de múltiplos usos e um novo local de convivência ligado ao Aeroporto de Recife, e deve contar com um investimento de aproximadamente R$ 60 milhões. A primeira fase das obras deve ter início no segundo trimestre de 2026, com prazo de conclusão até o fim de 2027.

A companhia informa que o projeto concentrará serviços de transporte (como veículos por aplicativos) e um intermodal para vans e ônibus de turismo, além de uma área de doca, uma central de resíduos, exposição de obras de arte murais, lojas, cafés, lanchonetes e sanitários acessíveis. A Praça Salgado Filho será restaurada e integrada ao antigo terminal de passageiros, e também será implementada uma ciclovia, em pareceria com a Prefeitura do Recife.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!