da Agência iNFRA
A Amazon, a DHL Supply Chain e a Scania começaram, em outubro, um teste no Brasil com um caminhão extrapesado totalmente elétrico operando em trajeto de longa distância. O modelo Scania 30G 4×2 percorre, por seis meses, a rota entre Cajamar e Taubaté (SP), um dos principais corredores logísticos da Amazon no Brasil. A iniciativa integra a Laneshift, parceria da The Climate Pledge e da C40 Cities que busca acelerar a adoção de transporte de carga de emissão zero.
O veículo é recarregado no centro de triagem da Amazon (CGH7) e segue para a base da transportadora parceira To Do Green. A rota foi anunciada oficialmente durante o lançamento da Aliança Laneshift e-Dutra, na COP30, em Belém, que prevê a operação de caminhões elétricos ao longo da Presidente Dutra.
Segundo Saori Yano, chefe de Sustentabilidade das Operações da Amazon no Brasil, a performance do caminhão será monitorada por telemetria para avaliar consumo, eficiência e potencial de escalabilidade. Para Cristina Argudo, da C40 América Latina, o teste demonstra a viabilidade da eletrificação em percursos longos, segmento responsável por 65% da movimentação de cargas e 11% das emissões do setor no país.
Gerenciada pela DHL, a operação transporta diferentes tipos de carga e servirá de base para avaliar a adoção de soluções totalmente sustentáveis em longas distâncias. “Estamos iniciando a implementação de um corredor verde de transporte”, afirma João Meneghetti, diretor de Sustentabilidade da DHL na América Latina.
Este é o primeiro cavalo mecânico 100% elétrico da Scania no Brasil. Com 250 km de autonomia, 300 kW de potência (410 hp) e capacidade técnica para 66 toneladas de PBTC, o modelo é voltado a frotas comprometidas com metas de descarbonização. Para Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania, parcerias com grandes operadores aceleram a aprendizagem e ajudam a pavimentar a transição energética do transporte pesado.
O teste acontece na Rodovia Presidente Dutra, onde avança a implantação do corredor elétrico do projeto Laneshift E-Dutra. A iniciativa, liderada por Volkswagen, Smart Freight Centre, Calstart e C40 Cities, prevê hubs de recarga entre São Paulo e Rio de Janeiro e já realizou viagens-piloto, como a de setembro, entre Resende (RJ) e Sorocaba (SP), com um caminhão Volkswagen e-Delivery. O corredor contará com estações de recarga rápida em pontos estratégicos, como as paradas Graal e PIT São José dos Campos.








