da Agência iNFRA
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades lançaram, na terça-feira (26), o Atlas de Territórios Brasileiros para Parcerias Público-Privadas de Manejo de Resíduos Sólidos.
A divulgação do estudo ocorreu na abertura da 2ª Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento. A publicação é inédita no país e mapeia, de forma detalhada, os territórios brasileiros com maior potencial para implantação de consórcios públicos e parcerias público-privadas voltadas à gestão integrada e sustentável de resíduos sólidos urbanos.
Por meio de dados georreferenciados, indicadores socioeconômicos, infraestrutura disponível e análises de viabilidade técnica e econômica, o Atlas aponta oportunidades concretas para estruturar projetos de economia circular, tratamento adequado de resíduos e destinação ambientalmente correta, em alinhamento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O estudo também identifica regiões estratégicas onde a cooperação intermunicipal pode reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e atrair investimentos, viabilizando soluções modernas que incluem centrais de triagem e de reciclagem no intuito de aproveitar ao máximo o material componente dos resíduos e reduzir a emissão de gases de efeito estufa diminuindo a pegada ecológica do Brasil.





