26/08/2025 | 20h31  •  Atualização: 26/08/2025 | 20h32

Atlas identifica áreas estratégicas para gestão de resíduos sólidos no Brasil

Foto: Divulgação/MIDR

da Agência iNFRA

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades lançaram, na terça-feira (26), o Atlas de Territórios Brasileiros para Parcerias Público-Privadas de Manejo de Resíduos Sólidos.

A divulgação do estudo ocorreu na abertura da 2ª Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento. A publicação é inédita no país e mapeia, de forma detalhada, os territórios brasileiros com maior potencial para implantação de consórcios públicos e parcerias público-privadas voltadas à gestão integrada e sustentável de resíduos sólidos urbanos.

Por meio de dados georreferenciados, indicadores socioeconômicos, infraestrutura disponível e análises de viabilidade técnica e econômica, o Atlas aponta oportunidades concretas para estruturar projetos de economia circular, tratamento adequado de resíduos e destinação ambientalmente correta, em alinhamento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O estudo também identifica regiões estratégicas onde a cooperação intermunicipal pode reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e atrair investimentos, viabilizando soluções modernas que incluem centrais de triagem e de reciclagem no intuito de aproveitar ao máximo o material componente dos resíduos e reduzir a emissão de gases de efeito estufa diminuindo a pegada ecológica do Brasil.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!