da Agência iNFRA
O Aeroporto de Congonhas passou a integrar o sistema de vigilância inteligente Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa conecta as câmeras já instaladas no terminal ao centro de monitoramento municipal, que utiliza tecnologia de reconhecimento facial e análise de imagens em tempo real.
Com a integração, as imagens das áreas públicas de embarque, desembarque e acessos do aeroporto poderão ser cruzadas com bancos de dados da segurança pública, permitindo identificar pessoas procuradas e situações suspeitas de forma mais rápida. O terminal, administrado pela concessionária Aena, recebe cerca de 100 mil pessoas por dia. Mais de 600 câmeras de segurança já fazem atualmente o monitoramento da movimentação no terminal.
A parceria entre a Prefeitura e a Aena também inclui a reforma da passarela em frente ao aeroporto. O espaço, que passará por melhorias estruturais e de acessibilidade, terá novas câmeras conectadas ao Smart Sampa. A concessionária será responsável pela manutenção, limpeza e segurança do local, com vigilância própria e apoio das forças municipais.
De acordo com a Aena, essas iniciativas fazem parte de um pacote maior de melhorias imediatas em Congonhas, que envolve R$ 150 milhões em modernizações de segurança, infraestrutura e experiência do passageiro. Paralelamente, o aeroporto passa por obras de ampliação e modernização com investimento total de R$ 2,4 bilhões, que deve expandir o terminal de 40 mil para 105 mil m² até 2028.








