da Agência iNFRA
A atuação da Infra S.A, estatal estruturadora de projetos de concessão vinculada ao Ministério dos Transportes, tem sido fator fundamental para o ritmo acelerado dos leilões de concessão no setor de transportes do país.
A avaliação foi apresentada pelo superintendente de Governança e Estratégia da empresa, Rodrigo Arteiro, que participou do painel “Estratégia de investimentos em infraestrutura e concessões como pilar para o crescimento da agroindústria”, nesta quinta-feira (30), em Brasília, no Fórum Nacional Brasil Export Infraestrutura 2025, que contou com a presença do ex-secretário nacional de Hidrovias e Navegação Dino Antunes e do diretor técnico do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), Eduardo Heron.
“Nosso foco é oferecer soluções ágeis para o escoamento da produção nacional, com sustentabilidade e segurança jurídica”, afirmou o superintendente da companhia.
Para ele, o desempenho da companhia na qualificação técnica dos projetos e na integração de modais têm dado maior segurança para que o setor privado possa analisar os projetos e apresentar propostas. Isso, segundo Arteiro, tem sido fundamental para impulsionar a logística nacional, ampliar a eficiência no escoamento de grãos e fortalecer o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
Arteiro apontou para a importância da Infra S.A. como estruturadora de projetos logísticos integrados e sustentáveis, alinhados ao PNL (Plano Nacional de Logística) e aos objetivos do Ministério dos Transportes.
Como exemplo, o superintendente citou o processo de transferência de controle acionário da concessão da BR-163/MT/PA para a MT Par, sociedade de economia mista do governo do Mato Grosso, em processo assessorado pela Infra S.A. No caso, a MT Par assumiu um passivo de R$ 1,5 bilhão, reequilibrou o contrato e garantiu a execução das obras.








