por Agência iNFRA
A demanda mundial por transporte aéreo de carga cresceu 2,9% em setembro de 2025 em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados pela Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo). Foi o sétimo mês consecutivo de expansão.
A capacidade total das companhias aéreas aumentou 3% no período, impulsionada pelas operações internacionais, que tiveram alta de 4,4%. De acordo com a Iata, o desempenho reflete mudanças nos padrões do comércio global, com redução nas rotas entre América do Norte e Ásia e crescimento nas ligações da Ásia com Europa, África e Oriente Médio.
Entre as regiões, o maior avanço foi registrado na África, com alta de 14,7% na demanda e 7,4% na capacidade. A Ásia-Pacífico cresceu 6,8%, enquanto Europa e Oriente Médio tiveram aumentos de 2,5% e 0,6%, respectivamente. A América Latina recuou 2,2%, e a América do Norte, 1,2%.
Os volumes aumentaram principalmente nas rotas Europa-Ásia (+12,4%), dentro da Ásia (+10%) e África-Ásia (+9,6%). Já os fluxos entre Ásia-América do Norte (-3,5%) e Oriente Médio-Europa (-4,6%) apresentaram retração.








