23/06/2025 | 21h37

Estudo recomenda maior capacidade de transformação na Subestação Boa Vista

O reforço à Subestação (SE) Boa Vista, que atende a capital do estado de Roraima, foi tema de nota técnica conjunta da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). O estudo, publicado nesta segunda-feira (23), alerta que haverá aumento natural no consumo de energia elétrica no estado após a conexão de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), operação prevista para se concretizar nos próximos meses.

Entre outras recomendações, a nota técnica sugere a instalação de dois novos transformadores 230/69 kV (quilovolts) de maior capacidade —150 megavolts-ampère (MVA)—, além da manutenção de um dos transformadores existentes como reserva fria na subestação da capital de Roraima, o que permitirá maior resiliência de atendimento em caso de contingências múltiplas. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 52 milhões, que garantem capacidade suficiente para essa transformação até o ano de 2036. A nota técnica completa está disponível aqui.

Com maior capacidade de transformação, a subestação poderá receber mais energia do SIN e o estado deverá depender menos da geração térmica conectada ao sistema da distribuidora local.

Tags: