Evento em Brasília traz experiências internacionais dos impactos de eventos climáticos extremos nas redes de energia

da Agência iNFRA

Na próxima quarta-feira (11), a Agência iNFRA e o Instituto Abradee realizam em Brasília (DF) o encontro “Eventos Climáticos Extremos: Experiência Internacional e Impactos nas Redes de Energia Elétrica”. Com a participação de palestrantes internacionais, o evento terá transmissão ao vivo e cobertura da Agência iNFRA em sua multiplataforma.

Segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial, apenas em 2023, no Brasil, foram registrados 12 eventos climáticos extremos, sendo nove deles considerados incomuns e dois sem precedentes. Situações críticas que antes eram comuns em outros países, agora são recorrentes também no Brasil. Os impactos nas redes de energia elétrica serão debatidos com quem vivencia e estuda esses tipos de desastres há mais tempo, como forma de ampliar o conhecimento no país sobre como lidar com a situação.

Michael Spoor, ex-vice-presidente da Florida Power, empresa distribuidora de energia na região, que é frequentemente atingida por furacões e tempestades tropicais, vem ao Brasil para fazer uma apresentação sobre o tema e participará dos debates. Ele enfrentou, desde os anos 2000, furacões como Katrina, Frances, Jeanne e diversos outros que atingiram a costa leste dos EUA e liderou os esforços para recomposição das áreas afetadas.

Já Grant McEachran, da S&C Electric Company, vai trazer experiências de tratamento de questões regulatórias em outros países frente aos eventos climáticos severos. Ele trabalhou também, por mais de 20 anos, na entidade reguladora do Reino Unido Ofgem.

Compondo o painel com McEachran, que tratará de “Impactos, mitigação e recomposição de redes diante de eventos climáticos extremos” estarão Nivalde de Castro, coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel/UFRJ), que falará sobre experiências em Portugal e na Itália, e Walmir Freitas, da Unicamp (Universidade de Campinas), apresentando um panorama de como o tema é enfrentado no Canadá e nos EUA. A mesa será mediada por Ricardo Botelho, CEO do Grupo Energisa.

O segundo painel do dia vai tratar dos “Desafios e possibilidades para centros urbanos em eventos climáticos extremos” e terá como palestrantes Pedro Regoto de Souza, do Climatempo, Sérgio Brazolin, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e Rose Hofmann, ex-diretora do PPI (Programa de Parceria de Investimentos) e sócia da Delta Infra. Solange Ribeiro, vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, será a mediadora.

O encontro ocorre em um cenário onde o Brasil tem sido impactado nos últimos anos por eventos climáticos severos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, e que o setor elétrico e a sociedade buscam compreender e se preparar para o enfrentamento dessas situações.

De acordo com Marcos Madureira, presidente do Instituto Abradee e da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, o encontro tem o intuito de apresentar informação de qualidade para o debate sobre o tema. “Dados e fatos são fundamentais para um debate estruturado, técnico e produtivo tanto para o setor elétrico quanto para a sociedade”, ressaltou Madureira. A Agência iNFRA promoverá uma cobertura especial do evento em seus canais e nas redes sociais. Acompanhe ao vivo.

Tags:

Compartilhe essa Notícia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Inscreva-se para receber o boletim semanal gratuito!

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos