10/09/2025 | 12h42

Fluxo de veículos pesados cai em agosto, enquanto veículos leves sobem

Foto: Governo de SP

da Agência iNFRA

O fluxo pedagiado de veículos pesados em agosto registrou uma queda de 0,8% na comparação dessazonalizada, segundo o Índice ABCR, divulgado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias em parceria com a Tendências Consultoria. No resultado geral, a retração foi compensada pelos veículos leves, que tiveram alta de 1,3% no mês.

Na comparação anual, o segmento de veículos pesados também teve diminuição, com uma variação negativa de 0,5%. Já o fluxo de leves registrou um aumento de 3,5% na comparação com agosto de 2024.

De acordo com Thiago Xavier e Davi Gonçalves, analistas da Tendências Consultoria, o recuo no fluxo de pesados tem relação com o fim do impulso gerado pelo escoamento da produção agropecuária e à desaceleração na produção de bens industriais, afetada por condições financeiras mais restritivas. “Esse cenário impacta diretamente o transporte de cargas, refletindo os desafios enfrentados pela indústria e pelo comércio varejista”, disseram.

Nos últimos doze meses, o índice total do fluxo de veículos pedagiados apresentou uma alta de 2,3%, com aumento de 2,3% de veículos leves e, igualmente, 2,3% de pesados. Também no acumulado do ano ambos os segmentos registram crescimento: 2,4% para veículos leves e 1,9% para veículos pesados.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!