17/07/2026 | 17h05  •  Atualização: 17/07/2026 | 17h19

ISA Energia obtém licença prévia para projeto de transmissão Itatiaia

Foto: Ricardo Botelho/MME

da Agência iNFRA

A ISA Energia obteve a Licença Prévia para o Projeto Itatiaia, empreendimento de transmissão que ligará Minas Gerais ao Rio de Janeiro e receberá investimento de R$ 2,7 bilhões. Arrematado no Leilão de Transmissão 1/2023 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o projeto tem como objetivo ampliar o escoamento de energia renovável, especialmente solar e eólica, do Norte de Minas Gerais e do Nordeste para o Sudeste.

O empreendimento prevê a construção da Subestação Leopoldina 2 (MG), a ampliação das subestações Governador Valadares 6 (MG) e Terminal Rio (RJ), além da implantação de duas linhas de transmissão em circuito duplo, totalizando 1.014 quilômetros de circuitos. Também serão instaladas mais de 995 torres e 35 reatores indutivos de 500 kV (quilovolts), formando um novo corredor de alta tensão para aumentar a confiabilidade do SIN (Sistema Interligado Nacional) e permitir a conexão de futuras usinas de reserva de capacidade no estado do Rio de Janeiro.

Reconhecido como projeto prioritário do Novo PAC, o Projeto Itatiaia tem previsão de entrada em operação em março de 2029. Durante a fase de obras, a expectativa é de geração de mais de 4 mil empregos diretos e indiretos.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!