04/02/2026 | 17h54

Mercado livre de energia concentra quase todo o consumo industrial  

Foto: Domínio Público

da Agência iNFRA

Em novembro de 2025, a indústria contratou 95% da eletricidade consumida no mercado livre, percentual superior aos 93% registrados no mesmo período de 2024. No comércio, a participação também cresceu, 47% do consumo elétrico no período ocorreu no mercado livre, ante 41% no ano anterior. Os dados são do Boletim da Energia Livre, publicado pela Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia). 

Outros indicadores destacados no boletim mostram que no penúltimo mês de 2025 o número de unidades consumidoras alcançou 82.958, com a entrada de 21.547 novas unidades em doze meses, o que representa crescimento acumulado de 35%.

São Paulo lidera em quantidade de consumidores no mercado livre, com 26.215 unidades, seguido por Rio Grande do Sul (7.567) e Paraná (7.428). Considerando a carga total do país, incluindo perdas, o mercado livre já responde por 43% de toda a energia elétrica consumida no Brasil.

Os percentuais divulgados consideram empresas atendidas em alta tensão. Para os consumidores em baixa tensão, a Lei 15.269/2025 prevê a possibilidade de migração para o mercado livre em até 24 meses após a sanção da norma, aprovada em novembro do ano passado. 

A legislação deve ampliar, de acordo com a Abraceel, o universo de consumidores aptos a escolher o fornecedor de energia. Segundo estudo da associação realizado em 2024, cerca de 6 milhões de pequenos estabelecimentos comerciais e aproximadamente 400 mil pequenas indústrias, atualmente atendidos em baixa tensão, poderão se beneficiar da abertura do mercado.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!