Lucas Santin, da Agência iNFRA
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse na quarta-feira (27), em audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara, que apresentará o novo projeto do setor de gás natural em abril ao Congresso.
O ministro afirmou que trabalhará junto com os parlamentares no projeto chamado Novo Mercado de Gás. Antes, ele havia dito que finalizaria o novo modelo para a área de gás em junho.
“Até o mês de abril vamos apresentar o modelo que entendemos do Gás para Crescer, o Novo Mercado de Gás”, disse Albuquerque em resposta a questionamento do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) sobre se ele concordava com o texto que já tramita na Câmara.
Também respondeu a questionamentos de parlamentares sobre a privatização da Eletrobras e sobre a interligação de Roraima ao SIN (Sistema Interligado Nacional).
Para o ministro, a capitalização da Eletrobras é necessária para evitar que a empresa passe pela mesma situação da Corpoelec, a estatal de energia venezuelana responsável pela hidrelétrica de Guri.
Segundo Albuquerque, a Eletronorte nunca perdeu o diálogo com a empresa, que deixou de fornecer energia a Roraima desde o primeiro grande apagão registrado no país vizinho em 7 de março.
Durante a audiência, o ministro disse ainda que o ministério está estudando a possibilidade de transformar o PDE (Plano Decenal de Energia) em um plano de 15 anos, “para dar maior visibilidade ao setor”.