da Agência iNFRA
A Motiva Aeroportos iniciou a implantação de dez salas multissensoriais em terminais sob sua gestão para atendimento a passageiros com necessidades sensoriais específicas. A primeira unidade foi inaugurada nesta quarta-feira (4) no Aeroporto Internacional de São Luís (MA). Outras aberturas já estão previstas para Goiânia, em 11 de fevereiro, e Teresina, em 4 de março. Ainda em 2026, os espaços devem ser implementados também nos aeroportos de Curitiba e Palmas.
As salas são voltadas a passageiros com TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e outras condições que exigem redução de estímulos. Os ambientes funcionam como áreas de descompressão, com iluminação suave, controle de sons, projeções visuais reduzidas, texturas terapêuticas e mobiliário adaptado.
Em São Luís, o espaço está localizado no piso térreo da área de embarque, tem 22 metros quadrados e capacidade para até cinco pessoas. A estrutura segue orientações do Ministério de Portos e Aeroportos para acolhimento de passageiros neurodivergentes.
Segundo a concessionária, a iniciativa faz parte de um plano de ampliação de medidas de acessibilidade nos aeroportos administrados pela empresa.





