da Agência iNFRA
O Porto do Pecém (CE) registrou a movimentação de 444.999 TEUs entre janeiro e agosto deste ano, uma alta de 37% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi impulsionado pela consolidação de quatro rotas regulares de contêineres: duas para a Europa, uma para os Estados Unidos e, desde este ano, uma nova rota para a Ásia, que já responde por 15% do volume.
Paralelamente ao desempenho, o complexo executa um programa de expansão com obras estruturantes, como a implantação do Berço 11 no Terminal de Múltiplas Utilidades, a ampliação do Píer 2 para granéis líquidos e a construção de corredores de utilidades. Essas intervenções são consideradas estratégicas para dar suporte a novos empreendimentos previstos na região, entre eles o Hub de Hidrogênio Verde e a Transnordestina.
Nos últimos três anos, Pecém movimentou 53 milhões de toneladas de cargas, com predominância da cabotagem, que responde por quase dois terços do total. Atualmente, o porto concentra cerca de 80% da movimentação portuária do Ceará.
Segundo o complexo, não há previsão de novas rotas internacionais em 2025, e as metas oficiais para 2026 ainda não foram divulgadas.





