da Agência iNFRA
Com mais de 500 leitos e estrutura de ponta, o Complexo de Saúde Hospitalar Padre Eustáquio – HoPE será construído por meio de PPP (Parceria Público-Privada). O edital foi lançado nesta terça-feira (17), pelo Governo de Minas Gerais, e a unidade será erguida no bairro Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte.
O projeto prevê investimento de R$ 1,8 bilhão, entre obras, aquisição de equipamentos e operação dos serviços não assistenciais ao longo dos próximos 30 anos. Os recursos são advindos do Termo de Medidas de Reparação, que tem como objetivo reparar os danos causados pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho.
O HoPE será referência em cinco linhas de cuidado prioritárias: Oncologia, Infectologia, Pediatria, Hematologia, Maternidade e Saúde da Mulher. Todo o atendimento será pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Além disso, será sede do novo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MG), da Fundação Ezequiel Dias (Funed), com capacidade para realizar até 1,5 milhão de exames laboratoriais e 375 mil análises sanitárias por ano
O projeto é desenvolvido sob a coordenação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em articulação com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A estruturação técnica teve apoio da IFC, instituição do Grupo Banco Mundial, referência global em modelagens de PPP.
“A PPP do HoPE é uma solução moderna e eficiente, que alia inovação e foco no cidadão. O novo prédio atende às exigências sanitárias atuais, superando as limitações estruturais dos prédios antigos, muitas vezes inadequados para a área da saúde”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
O Edital da PPP ficará aberto até o dia 16 de setembro de 2025. Os documentos e anexos da licitação podem ser acessados no site oficial.