21/06/2025 | 13h07  •  Atualização: 21/06/2025 | 13h08

ONS projeta recuperação expressiva de reservatórios do Sul no fim do semestre

da Agência iNFRA

A região Sul deve atingir 64% de EAR (Energia Armazenada) ao fim do semestre, o que representa um aumento de 28,4 pontos percentuais, na comparação com o nível de 35,6% apontado no início deste mês, segundo o boletim do PMO (Programa Mensal da Operação), divulgado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) com projeções para a semana operativa de 21 a 27 de junho.

As projeções foram divulgadas na última quarta-feira (18) e indicam a perspectiva de que todos os quatro subsistemas do SIN (Sistema Interligado Nacional) cheguem ao fim do mês com os percentuais de armazenamento dos reservatórios acima de 60%. A marca mais elevada deve ser registrada no Norte, com 99,5%, seguida por Nordeste (69,2%) e Sudeste/Centro-Oeste (67,1%).

De acordo com o diretor-geral do ONS, Marcio Rea, os dados são adequados para o período, mas o órgão segue atento “à eventual necessidade de iniciativas adicionais, à medida que o período tipicamente seco avança”.

Energia Natural Afluente
O relatório do ONS mostra ainda as projeções de ENA (Energia Natural Afluente) para o final do mês, que devem ser inferiores à MLT (Média de Longo Termo) no Sudeste/Centro-Oeste (82% da MLT), Norte (61% da MLT) e Nordeste (40% da MLT). A exceção se dá apenas no Sul, que deve atingir 118% da MLT no período.

Os cenários estimados para a demanda de carga indicam estabilidade, com previsão de 75.684 MWmed para o fim do mês. No Sudeste/Centro-Oeste deve haver retração de 2,7%, com 41.595 MWmed de demanda de carga, devido às temperaturas mais amenas, segundo o ONS. Já os outros submercados apresentam alta: 4,5% no Nordeste (12.987 MWmed), 4,4% no Norte (8.046 MWmed) e 1,6% no Sul (13.056 MWmed). A comparação é com o mesmo período de 2024.

Ainda de acordo com o boletim do ONS, o valor de CMO (Custo Marginal de Operação) para todos os subsistemas será de R$ 237,94/MWh na semana operativa que se inicia.

Com informações do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Foto: Usina Hidrelétrica de Mauá/Divulgação

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!