da Agência iNFRA
O Governo de Pernambuco publicou edital para selecionar propostas de modelagem voltadas à valorização, requalificação e uso eficiente de imóveis públicos estaduais em Itamaracá. A área abrangida soma cerca de 1.254,6 hectares, divididos entre zonas de urbanização e conservação ambiental, além de três terrenos na Praia do Galeão, totalizando 3.500 m².
O PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) é destinado a consultorias e investidores interessados em elaborar estudos técnicos que subsidiem a estruturação do projeto. O prazo para solicitar autorização e se cadastrar vai até 13 de fevereiro de 2026, pelo e-mail [email protected].
O chamamento permite a apresentação de estudos por eixos temáticos, com participação parcial ou integral, e avaliação independente de cada eixo. Também são admitidas propostas de intervenções de infraestrutura e conectividade para ampliar a viabilidade socioeconômica e ambiental da iniciativa.
Por estar inserida na APA (Área de Proteção Ambiental) Santa Cruz, as propostas devem seguir as diretrizes do Plano de Manejo da unidade de conservação e do Plano Diretor de Itamaracá, prevendo soluções compatíveis com a preservação ambiental, como áreas verdes, educação ambiental e uso sustentável do território.






