da Agência iNFRA
A APS (Autoridade Portuária de Santos) concedeu mais de R$ 40 milhões em descontos tarifários desde 2023 para incentivar navios e terminais com práticas sustentáveis. De acordo com a empresa, somente em 2025, os incentivos somam R$ 16,8 milhões.
Os descontos fazem parte da estratégia da APS para reduzir emissões e ampliar a eficiência ambiental no maior porto da América Latina, integrando o setor marítimo às metas de descarbonização da IMO (Organização Marítima Internacional) e do Acordo de Paris.
Em outubro, a APS firmou contrato com a Fundação Valenciaport para a elaboração do Plano de Descarbonização e do PDE (Plano Diretor Energético), que definirão diretrizes para a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia.
Segundo o Porto, também há projeto de eletrificação do cais, com energia limpa da Usina Hidrelétrica de Itatinga, e parcerias com o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos para otimizar o tráfego de caminhões e navios. O VTMIS (Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações), em implantação, ampliará a eficiência e a segurança operacional.








