18/07/2025 | 17h33

Porto de Santos publica edital para implementar sistema de monitoramento de embarcações

Foto: ANTAQ

da Agência iNFRA

A Autoridade Portuária de Santos publicou nesta sexta-feira (18) o edital de licitação para a implantação do VTMIS, sistema de monitoramento do tráfego de embarcações. O investimento vai permitir mais eficiência nas operações, segurança na navegabilidade e apoio no combate a ilícitos, como o tráfico de drogas.

Segundo o porto, o sistema terá câmeras e estações em elevações, como na Ilha da Moela (Guarujá) e faz parte de um pacote tecnológico, que inclui o Sistema Integrado de Gestão Portuária (PMIS, na sigla em inglês), Sistema de Sequenciamento de Navios, Gêmeo Digital, Rede 5G, Smart Porto, aplicativo Porto de Santos, entre outras iniciativas. 

Estas tecnologias apoiarão as obras de infraestrutura e de expansão da Poligonal, como a dragagem de aprofundamento do canal para 16 metros e de acréscimo da área da Alemoa, onde se espera um aumento no fluxo do tráfego e no porte dos navios. 

As imagens geradas pelo VTMIS serão apresentadas, em tempo real, num Centro Operacional do Porto de Santos, que terá capacidade de interagir com o tráfego de embarcações e responder a todas as situações, desde a aproximação dos navios, áreas de fundeio, canal de acesso e até os terminais privados da Usiminas. 

O VTMIS Santos também compartilhará dados para operações da Polícia Marítima (Nepom-PF), Marinha do Brasil, Receita Federal, entre outras instituições aliadas na prevenção e repressão aos ilícitos contra navios e instalações portuárias. O sistema consegue detectar e identificar, em tempo real, embarcações suspeitas ou não autorizadas a navegar na área marítima do Porto organizado.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!