da Agência iNFRA
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) publicou nesta quinta-feira (25) o edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025. O prazo para inscrições vai de 26 de junho a 25 de julho e, neste ano, a premiação contemplará seis categorias de projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), duas categorias de personalidades do setor e três categorias do PRH-ANP (Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP).
Uma das novidades divulgadas pela agência é que, na edição 2025, a premiação para trabalhos do PRH-ANP foi ampliada de uma para três categorias: trabalho de conclusão de curso de graduação (categoria I); dissertação de mestrado e tese de doutorado (categoria II); e artigo científico (categoria III).
O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025 busca reconhecer e premiar resultados associados, entre outros, a projetos de PD&I que representem inovação tecnológica de interesse do setor, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP e/ou empresas brasileiras, em colaboração com empresas petrolíferas. Os projetos podem usar total ou parcialmente recursos da Cláusula de PD&I, presente nos contratos de exploração e produção.
A premiação reconhece também trabalhos acadêmicos, da graduação ao doutorado, bem como personalidades da indústria e da academia que tenham gerado contribuições relevantes de PD&I para o setor. Confira aqui o edital e saiba mais informações sobre o prêmio.