da Agência iNFRA
A Revap (Refinaria Henrique Lage), localizada em São José dos Campos (SP), encerrou o primeiro semestre de 2025 com recorde na produção de diesel S10 e querosene. A unidade também alcançou o maior FUT (fator de utilização total) na atual carga de referência dos últimos nove anos.
De janeiro a junho, a refinaria produziu 1.187.913 m³ de diesel S10, o equivalente a cerca de 1,2 bilhão de litros, superando o recorde anterior de 1.065.712 de m³, registrado no mesmo período de 2024. Esse volume possibilitaria encher o tanque, com capacidade para 400 litros de combustível, de aproximadamente 3 milhões de ônibus.
A Revap atingiu ainda a marca de 1.082.860 m³ (cerca de 1,1 bilhão de litros) de querosene no primeiro semestre do ano, representando o melhor resultado desde 2024, quando alcançou 1.075.841 m³. Esse volume inclui a produção de Jet-A (combustível de aviação), solvente médio e querosene iluminante.
Com 97,55% do fator de utilização total, a Revap obteve neste ano o melhor desempenho operacional desde que a unidade retornou à capacidade de processamento de 40 mil m³/d, em meados de 2015. O cálculo do FUT considera o volume de carga de petróleo processado em relação à capacidade de referência das refinarias. E leva em conta os limites de projeto dos ativos, respeitando os requisitos de segurança, meio ambiente e qualidade dos derivados produzidos.
A disponibilidade operacional também teve um resultado de destaque. A refinaria atingiu a marca de 97,29%. Considerando que essa disponibilidade máxima possível é de 97,58%, houve uma perda mínima no primeiro semestre. Isso significa que a refinaria tem unidades cada vez mais disponíveis para produzir sem restrições por conta da confiabilidade.








