da Agência iNFRA
A Sotreq anunciou o desenvolvimento de uma nova geração de motores movidos a etanol. A iniciativa visa a oferecer alternativas mais limpas para setores com uso de combustíveis fósseis, como ocorre no segmento marítimo.
A principal novidade envolve um projeto piloto – a conversão inédita de um motor da linha MaK (marca do grupo Caterpillar) com capacidade de operar um blend de diesel e etanol (sistema dual-fuel), em projeto desenvolvido em parceria com a empresa brasileira de apoio marítimo, a CBO.
A iniciativa marca a primeira conversão de um motor marítimo no mundo com essa tecnologia, posicionando o Brasil na vanguarda global de soluções para descarbonização no segmento.
Produzido a partir da cana-de-açúcar, o etanol brasileiro é reconhecido internacionalmente por seu baixo impacto ambiental. Considerando todo o seu ciclo de vida, sua queima pode reduzir de 80% a 90% das emissões de CO2 equivalente quando comparado a combustíveis fósseis como diesel e gasolina.
A previsão é que o primeiro motor convertido esteja operacional já em 2026. Além disso, a Caterpillar avança no desenvolvimento de motores que poderão operar com etanol desde a origem, ampliando as possibilidades de aplicação futura para novas embarcações.








