da Agência iNFRA
Os aeroportos de Campo de Marte, em São Paulo, e de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, podem ser os primeiros a contar com infraestrutura de vertiportos urbanos no país. Os terminais são operados pela PAX Aeroportos, que anunciou, nesta terça-feira (13), uma parceria com a UrbanV para o desenvolvimento das redes de AAM (Advanced Air Mobility, ou Mobilidade Aérea Avançada, em português).
As companhias assinaram um acordo para “o desenvolvimento conjunto e a integração de infraestrutura de vertiportos”, baseado em uma parceria já iniciada por meio de sandbox regulatório criado no Campo de Marte em cooperação com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O objetivo é de que Campo de Marte seja um hub na região metropolitana de São Paulo, e Jacarepaguá seja um ponto de acesso estratégico à zona oeste do Rio e viabilize conexões futuras com a zona sul, Niterói e os principais aeroportos da cidade.
Segundo Ivan Bassato, chairman da UrbanV, o Brasil é um dos mercados mais estratégicos para a Mobilidade Aérea Avançada, e o acordo com a PAX permitirá construir “as bases para as futuras redes de mobilidade aérea no Brasil, a partir de aeroportos que já desempenham um papel central na aviação urbana”. A UrbanV é especializada em projeto, construção e operação de redes de vertiportos, com atuação internacional.
Para Rogério Augusto Prado, CEO da PAX Aeroportos, a Mobilidade Aérea Avançada é uma “evolução natural da aviação na cidade”. A parceria com a UrbanV, segundo Prado, deve consolidar a presença da PAX no Brasil e explorar novas oportunidades da mobilidade urbana de última geração nos aeroportos e cidades atendidos pela companhia.





