da Agência iNFRA
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniu-se nesta segunda-feira (19), em Xangai, na China, com executivos da DiDi Global, empresa controladora da 99 no Brasil, para tratar de investimentos em eletromobilidade e da necessidade de avanços na segurança de motoristas e usuários de aplicativos de mobilidade urbana. O encontro foi conduzido por Jacky Chen, responsável pela área de Desenvolvimento do Ecossistema Automotivo da DiDi.
No campo energético, Alexandre Silveira apresentou aos executivos chineses o perfil da matriz elétrica brasileira, composta 90% do total por fontes limpas e renováveis. O ministro destacou a abundância de energia e a robustez do sistema elétrico nacional como fatores estratégicos para posicionar o Brasil como um dos principais destinos para a expansão da eletromobilidade e atração de investimentos sustentáveis no setor de transportes.
Durante o encontro, o ministro anunciou que o governo brasileiro trabalha na criação de uma área específica dentro do Ministério de Minas e Energia dedicada à agenda de eletromobilidade. A iniciativa terá como foco a coordenação de políticas públicas, o aprimoramento do ambiente regulatório e o estímulo a investimentos em veículos elétricos, infraestrutura de recarga e inovação tecnológica aplicada ao transporte urbano.
Silveira também destacou os esforços do governo para reduzir os custos da energia elétrica, com ênfase no uso de sistemas de armazenamento em baterias. Além disso, ele defendeu a implementação de eletropostos com tarifas mais baixas em períodos de maior oferta de energia como forma de incentivar o carregamento inteligente de veículos elétricos, aumentar a eficiência do sistema e reduzir custos para usuários e operadores.
O ministro ressaltou ainda a relevância do acesso a tecnologias avançadas e ao financiamento de instituições financeiras chinesas, apontadas como instrumentos-chave para acelerar a escala dos projetos, reduzir custos e impulsionar a transição para a mobilidade elétrica no Brasil.
Segurança
Durante a reunião, Silveira falou também sobre a importância do aprimoramento do marco legal do transporte por aplicativo, defendendo regras que ampliem a proteção tanto de usuários quanto de motoristas. O ministro destacou que a segurança é um elemento central para a consolidação e o crescimento sustentável desse modelo de mobilidade, sobretudo para as mulheres.





