da Agência iNFRA
A Engie Brasil anunciou, nesta quarta-feira (26), o início da operação comercial do primeiro trecho do Sistema de Transmissão Asa Branca, entre Morro do Chapéu II e Poções III, no centro-sul da Bahia. O segmento representa 33% da RAP (Receita Anual Permitida) do projeto.
A obra, iniciada em agosto de 2024, incluiu a construção de uma linha de transmissão de 500 kV com 334 quilômetros de extensão e a ampliação de duas subestações, abrangendo 19 municípios. Segundo a empresa, mais de 2.000 empregos diretos foram gerados durante o período, além de programas socioambientais na região.
O Sistema Asa Branca foi arrematado em leilão de transmissão da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em junho de 2023, com RAP contratada de R$ 282,7 milhões (base junho/25). Quando concluído, o projeto terá cerca de 1.000 km de linhas de transmissão, conectando Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, e ampliando cinco subestações associadas.
O ONS (Operador Nacional do Sistema) autorizou o início da operação comercial do trecho Morro do Chapéu II – Poções III, marcando o primeiro passo para a operação plena do empreendimento.





