Marisa Wanzeller, da Agência iNFRA
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou nesta sexta-feira (28) o acionamento da bandeira tarifária amarela. Ou seja, haverá cobrança adicional na conta de energia dos consumidores no valor de R$ 1,88 a cada 100 kWH (quilowatts-hora) consumido no mês de julho. A bandeira é definida mensalmente e estava verde desde abril de 2022.
Segundo a agência, os fatores que acionaram a bandeira amarela foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do PLD (Preço de Liquidação das Diferenças), visto que atualmente não há despacho fora da ordem do mérito decidido pelo CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico).
“A bandeira amarela foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano (em cerca de 50%) e pela expectativa de crescimento da carga e do consumo de energia no mesmo período. Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao inverno com temperaturas superiores à média histórica do período, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, diz nota divulgada pela agência.