da Agência iNFRA
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulga, nesta sexta-feira (1º), o resultado do processo competitivo para contratação de Resposta da Demanda na modalidade disponibilidade, realizado em 16 de julho de 2025.
O mecanismo visa a testar inovações regulatórias por meio de uma metodologia estruturada para aquisição da nova modalidade de contratação.
Com o objetivo de contratar a disponibilidade de redução da demanda no período de 1º de setembro de 2025 a 31 de janeiro de 2026, cada proponente ofertou o montante pretendido em MW e o valor em reais (R$) por MW ofertado.
Os agentes contratados deverão realizar quatro ou seis despachos mensais, conforme o tipo de produto ofertado, no período das 18h às 22h (4 horas).
O certame, que resultou na contratação de 229 MW por um período de 5 meses, correspondente a 107 dias úteis, apresentou deságios de até 32,5% em relação ao preço-teto do produto ofertado, resultando em um custo médio de R$ 1.300 (mil e trezentos reais) por dia de disponibilidade.
Os vencedores do ramo de atividade de Metalurgia e Produtos de Metal representaram 88,6%, enquanto os ramos de Serviços e Químicos representaram, respectivamente, 7% e 4,4%, conforme classificação da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).





