da Agência iNFRA
O Porto de Itajaí (SC) movimentou, no primeiro semestre deste ano, 1,7 milhão de toneladas de cargas, de acordo com dados da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). O volume corresponde a um crescimento de 1.494% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
A operação no terminal estava paralisada desde dezembro de 2022, após o término do contrato de arrendamento com a APM Terminals, controlada pela Maersk, e foi assumida pela JBS Terminals em outubro do ano passado. Desde que assumiu, a empresa já investiu R$ 130 milhões no terminal.
A maior parte da movimentação no porto de Itajaí é de contêineres, 85% do total. De janeiro a junho, foram movimentados mais de 180 mil TEUs. A exportação no período registrou alta de 8.599%, e a importação subiu 496%.
“Nosso desempenho no acumulado do primeiro semestre não só reforça a relevância do Porto de Itajaí na logística do Brasil, mas também a capacidade que tem em atender a demanda crescente do mercado”, comentou Aristides Russi Junior, presidente da JBS Terminals.








