da Agência iNFRA
O governo do Espírito Santo e a ES Gás informaram nesta quinta-feira (11) que o estado evitou a emissão de mais de 20 mil toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 13 mil hectares de árvores ou à retirada de todos os veículos de Vitória das ruas durante um mês.
“O Espírito Santo tem se tornado referência em descarbonização e ações como essa nos deixam com a certeza de que estamos no caminho certo. Incentivar a utilização de gás natural faz com que a gente reduza, automaticamente, a emissão de carbono”, afirmou o governador, Renato Casagrande (PSB).
O programa de incentivo à descarbonização tem como objetivo oferecer mais competitividade para as indústrias capixabas, enquanto promove a substituição de combustíveis altamente poluentes pelo gás natural.
Ao todo, o consumo incentivado representou cerca de 25% do total consumido pela indústria capixaba no período, com participação variando entre 5% e 85% dos volumes totais de indústrias de segmentos muito distintos, como o alimentício e o siderúrgico. Estima-se que, somente em agosto, 18 mil toneladas de carvão tenham sido deslocadas com o uso do gás natural.
“Esses números mostram que o Espírito Santo não está apenas discutindo a descarbonização, mas colocando em prática medidas concretas que já trazem impacto positivo para o meio ambiente e para a competitividade da indústria capixaba”, disse o secretário de Meio Ambiente do Espírito Santo, Felipe Rigoni.





