da Agência iNFRA
O Porto de Santos terá um investimento de R$ 1,6 bilhão para ampliar a capacidade de movimentação de cargas. O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em Dubai, durante missão oficial aos Emirados Árabes, em reunião com representantes da DP World. O aporte soma-se aos R$ 450 milhões já anunciados e deve elevar a capacidade do porto para 2,1 milhões de TEUs até 2028, incluindo a ampliação do cais em 190 metros.
A segunda fase do investimento prevê a construção de um novo píer, ampliação da retroárea, melhorias no gate de acesso, nas áreas de inspeção e na infraestrutura para cargas refrigeradas, além de outras estruturas de apoio operacional. O programa também inclui a aquisição de quatro portêineres, 15 RTGs e 40 ITVs, equipamentos que atendem padrões modernos de eficiência energética e sustentabilidade.
Com as obras, o cais poderá receber navios New Panamax de até 150 mil TPB, enquanto a extensão do cais permitirá maior operação de exportação de celulose e contêineres. A conclusão da ampliação está prevista para agosto de 2026.
O ministro destacou que a experiência internacional observada no Porto de Jebel Ali, operado pela DP World, servirá de referência para modernizar a operação no Brasil. “Vim entender como essas inovações podem ampliar a capacidade do Brasil e atrair mais investimentos, alinhando o país às melhores práticas globais”, afirmou Costa Filho.
Segundo ele, o aporte reforça a modernização do setor portuário, aumenta a eficiência do porto e demonstra confiança de investidores no país.








