da Agência iNFRA
O MPor (Ministério de Portos e Aeroportos) lançou nesta terça-feira (2) o primeiro diagnóstico nacional sobre seguros em Terminais Portuários Autorizados, um levantamento que reúne dados estratégicos e análises até então inexistentes para os TUP (Terminais de Uso Privado). Produzido em parceria com a ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), o estudo organiza informações dispersas e oferece um panorama técnico sobre práticas, desafios e lacunas relacionadas aos seguros obrigatórios no setor.
O material é considerado um marco na agenda de previsibilidade e gestão de riscos da atividade portuária. Além de mapear pontos de atenção regulatórios, operacionais e climáticos, o diagnóstico identifica oportunidades de aprimoramento em mecanismos de proteção e governança. Segundo o ministro Silvio Costa Filho, a publicação reforça o compromisso do governo com a segurança regulatória e contribui para um ambiente de negócios mais sólido.
Para o secretário-executivo Tomé Franca, o estudo cria uma base robusta para decisões estratégicas e para o diálogo com operadores e o mercado segurador, sobretudo diante da necessidade de regras mais modernas frente ao aumento dos eventos climáticos extremos.
A diretora de Assuntos Econômicos do MPor, Helena Venceslau, destacou ainda que o levantamento consolida dados essenciais para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências, especialmente em temas sensíveis como seguros obrigatórios e riscos associados.








