da Agência iNFRA
A Refap (Refinaria Alberto Pasqualini), em Canoas (RS), registrou em novembro seu maior volume mensal de diesel S-10, com 274,8 milhões de litros, superando em 7% o recorde anterior, de agosto de 2023. O montante seria suficiente para abastecer cerca de 920 mil ônibus urbanos. As vendas do derivado também cresceram, chegando a 277,2 milhões de litros no mês.
No plano estratégico, a Petrobras prevê US$ 15,8 bilhões em investimentos em refino, transporte, petroquímica e fertilizantes até 2030. A companhia projeta elevar a participação do diesel em seu portfólio de 40% para 45% e melhorar continuamente a qualidade do produto. Projetos como o Trem 2 da Rnest (Refinaria Abreu e Lima) e o Refino Boaventura devem ampliar a capacidade de produção de diesel S-10 em 307 mil barris/dia até o fim da década.
O gerente-geral da unidade, Marcus Aurelius Valenti, destaca que o resultado acompanha o aumento da demanda por combustíveis mais limpos e reforça a estratégia da Petrobras de expandir a oferta de diesel S-10. Segundo ele, novos projetos e ganhos de eficiência operacional têm permitido ampliar a produção com segurança e competitividade.





