Gabriel Vasconcelos, da Agência iNFRA
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (15) um acordo para fornecer bunker renovável (VLS B24), um combustível marítimo com 76% de óleo mineral e 24% de biodiesel, à empresa norueguesa Odfjell, um dos maiores armadores do mundo.
O contrato prevê a entrega de até 12 mil toneladas do produto ao longo de 2026. O abastecimento será realizado por barcaças dedicadas a partir do Terig (Terminal de Rio Grande), onde também ocorrerá a mistura do produto.
A estatal brasileira destacou, em nota, que o produto em questão segue padrões de qualidade internacionais, apresentando a certificação ISCC EU (International Sustainability and Carbon Certification – European Union), que assegura rastreabilidade, conformidade com critérios de sustentabilidade e a redução de emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de produção do biocombustível e atende às exigências do mercado europeu. É o caso da FuelEU Maritime, regulamentação da União Europeia que impõe redução progressiva da intensidade de emissões nos combustíveis usados por navios que atracam em portos do continente europeu, incentivando o uso de soluções renováveis.
Cliente
A Odfjell faz rotas pelas Américas, Europa e Ásia, sendo referência no transporte marítimo de produtos químicos e granéis líquidos. A empresa tem escritório em São Paulo, de onde apoia as atividades na América do Sul. Com uma frota de mais de 70 navios, a Odfjell transporta cerca de 600 tipos de líquidos, que vão de produtos químicos e ácidos a combustíveis e óleos comestíveis.
Segundo a Petrobras, a relação com a Odjfell foi impulsionada pela criação de um “corredor verde” entre os dois países, formalizado por um MoU (Memorando de Entendimento) assinado em fevereiro de 2025, que incentiva a circulação de navios movidos por combustíveis de baixo carbono.





