da Agência iNFRA
A carteira de investimentos em aeroportos regionais, anunciada pelo Ministério de Portos e Aeroportos para o biênio 2026-2027, destinará 424,2 milhões para terminais da região Nordeste. Os recursos visam a modernização, segurança e conectividade da infraestrutura aeroportuária na região.
Os aeroportos de Feira de Santana (BA), Conde (BA) e Iguatu (CE) estão entre os contemplados para investimentos em elaboração de estudos e projetos básicos. Segundo o secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, esse tipo de investimento agiliza a execução de obras e assegura intervenções mais adequadas.
Para Patos (PB) e Sobral (CE), são previstas instalações de estações meteorológicas, segundo informou a pasta. E já há verbas destinadas para obras e melhorias da infraestrutura em Barra do Corda (MA), Bacabal (MA), Santa Inês (MA), Picos (PI) e Ilhéus (BA).
A metodologia BIM (Building Information Modeling) será adotada em 65% dos projetos desta nova carteira de investimentos, que, além do Nordeste, prevê um total de 34 empreendimentos em 31 aeroportos, em 16 estados. Os recursos são estimados em R$ 1,8 bilhão.
“A adoção de metodologias como o BIM reforça esse processo, ao integrar informações técnicas, custos e prazos, reduzindo riscos, aumentando a eficiência e elevando a qualidade das entregas”, observou Longo.








