da Agência iNFRA
A plataforma da Petrobras P-79, do tipo FPSO, chegou ao campo de Búzios no último fim de semana, no pré-sal da Bacia de Santos, tornando-se a oitava plataforma em operação no local. A unidade tem capacidade para produzir 180 mil barris de óleo por dia e comprimir 7,2 milhões de metros cúbicos de gás diariamente.
A viagem até a locação foi feita com a tripulação a bordo, estratégia que acelera o comissionamento e permite o treinamento das equipes antes do início da produção, de acordo com a Petrobras. O próximo passo será a ancoragem da unidade e a conexão aos poços produtores.
O campo de Búzios, a 180 km da costa do Rio de Janeiro, ultrapassou em outubro de 2025 a marca de 1 milhão de barris de petróleo por dia, tornando-se o maior em produção em águas ultraprofundas da Petrobras. O projeto Búzios 8, que inclui a P-79, conta com 14 poços, sendo 8 produtores e 6 injetores WAG.
A plataforma foi construída pela joint venture Same Netherlands BV, formada pelas empresas Saipem (Itália) e Hanwha Ocean (Coreia do Sul), com módulos de topside integrados em China, Brasil, Coreia do Sul e Indonésia. A viagem até o Brasil durou cerca de três meses.





