da Agência iNFRA
Oito unidades de ônibus articulados movidos a gás natural e/ou biometano passarão a circular no transporte público de Goiânia (GO), com operação no principal corredor de transporte da capital goiana, o BRT Leste-Oeste (ou Eixo Anhanguera). A entrega dos veículos ocorre nesta sexta-feira (27), pela Marcopolo e a Scania, com participação do governador Ronaldo Caiado e do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, entre outras autoridades.
A entrega faz parte de um programa que planeja incorporar ao BRT um total de 501 ônibus movidos a gás/biometano até 2027. Os oito ônibus entregues nesta sexta-feira são os primeiros articulados movidos a biometano do país. O BRT Leste-Oeste tem uma extensão de cerca de 108 km, 47 estações, 213 pontos de parada e 15 terminais. Mais de 2,5 milhões de passageiros circulam pelo corredor a cada mês.
Os ônibus foram desenvolvidos em parceria da Consórcio BRT com Scania, Marcopolo, Biomove e Hexagon Agility, e alcançam autonomia superior a 400 quilômetros, o que corresponde à autonomia dos ônibus movidos a diesel. O biometano ainda reduz ruídos, vibrações e emissões.
O fornecimento do combustível será viabilizado pelo gasoduto de Goiás. E está em implantação uma usina de geração de biometano a partir de resíduos industriais, parceria entre o Consórcio BRT e a GeoGreen Biogás, no município de Guapó, com aportes de R$ 150 milhões e capacidade de produção de até 100 mil metros cúbicos/dia.
Vanguarda
O diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, Alex Nucci, comentou que a Scania foi a primeira fabricante de ônibus a apresentar um modelo movido a gás e/ou biometano, ainda em 2014. Dois anos depois – lembrou o executivo – a empresa assumiu globalmente o compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável.
Nucci parabenizou Goiânia “pela vanguarda” e por trazer para o sistema de transporte mais uma matriz energética. “Estamos prontos para atender os próximos passos da licitação”, completou. A aquisição dos ônibus articulados movidos a gás foi financiada pelo Scania Banco. A entrega contou ainda com suporte da Topline Bus, que representa a Marcopolo na região, no acompanhamento técnico e comercial do projeto.





