13/11/2025 | 19h42  •  Atualização: 14/11/2025 | 15h03

Acqua Vias SP vence leilão de travessias hídricas de São Paulo

Foto: Ricardo Botelho/Minfra

da Agência iNFRA

O consórcio Acqua Vias SP, formado pela BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Rodonave Navegações, Zetta Infraestrutura e Innovia Soluções Inteligentes, venceu o leilão da PPP (Parceria Público-Privada) das Travessias Hídricas promovido pelo Governo de São Paulo nesta quinta-feira (13), na B3. 

Com um desconto de 12,63% sobre a contraprestação anual estimada no edital (R$ 461,18 milhões), o grupo superou outras três propostas apresentadas pelo Consórcio Travessias SP, pela Comporte Participações e pela CS Infra.

Avaliado em R$ 2,5 bilhões, o projeto integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do estado e contempla a modernização e ampliação de 14 linhas de travessia no litoral paulista, na Região Metropolitana e no Vale do Paraíba.

As linhas contempladas na PPP são: São Sebastião–Ilhabela; Santos–Vicente de Carvalho; Santos–Guarujá; Bertioga–Guarujá; Cananéia–Continente; Cananéia–Ilha Comprida; Cananéia–Ariri; Iguape–Juréia; Bororé–Grajaú; Taquacetuba–Bororé; João Basso–Taquacetuba; Porto Paraitinga; Porto Varginha; e Porto Natividade da Serra. O sistema atende, todos os anos, cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos.

Em 20 anos, são previstas a compra de mais de 40 embarcações – a maior parte totalmente elétrica – e a requalificação de 20 terminais. Também estão estimados novos centros de controle operacional, oficinas de manutenção e sistemas automatizados de cobrança e segurança. A renovação da frota deve proporcionar ainda uma redução de cerca de 18 mil toneladas de carbono por ano.

Tags:

Solicite sua demonstração do produto Boletins e Alertas

Solicite sua demonstração do produto Fornecimento de Conteúdo

Solicite sua demonstração do produto Publicidade e Branded Content

Solicite sua demonstração do produto Realização e Cobertura de Eventos

Inscreva-se no Boletim Semanal Gratuito

e receba as informações mais importantes sobre infraestrutura no Brasil

Cancele a qualquer momento!